O que pode ser pior, ficar sem energia elétrica ou não ter água? Difícil responder. As duas coisas são essenciais, mas a água é vital. Não é para menos, ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água! Na adolescência, isso cai para 70%. Na fase adulta, para 60%. Na terceira idade, que começa aos 60 anos, a água representa pouco mais de 50% de água.

Essa diminuição faz parte do processo natural de envelhecimento, os idosos têm menos reserva hídrica e mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois seus mecanismos de equilíbrio interno já não funcionam bem.

Assim, a detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas. E pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais nas artérias e veias; se não houver reposição adequada, é desidratação na certa.

Deixamos um alerta para vovós e vovôs e seus familiares: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Bebam toda vez que houver uma oportunidade. Pode ser água, sucos, chás, água-de-coco, vitaminas, sopas, frutas ricas em água, etc. Faça-o a cada duas horas.

Se tiverem idosos em casa, ofereçam-lhes constantemente líquidos. Ao perceber que estão rejeitando líquidos, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. Pode ser sinal de desidratação.

Bebeu água? Então corra já para se hidratar!