O inverno está chegando e com ele, o clima frio, que propicia o desencadeamento de viroses, como a gripe e o resfriado. Nessa estação, as pessoas costumam frequentar mais ambientes fechados, aglomerados, com pouca ventilação, impedindo a renovação do ar e facilitando a transmissão de doenças por meio da respiração, de espirros e tosses.

Os grupos mais atingidos pelas viroses de inverno são as crianças e idosos, por terem o sistema imunológico mais frágil e, no caso das crianças, também por colocarem as mãos na boca e nariz, portas de entrada para os vilões. Embora sejam corriqueiras no frio, as doenças respiratórias muitas vezes geram a necessidade de afastamento da escola, do trabalho, e até levam a complicações maiores, como internações hospitalares.

O tratamento da gripe é feito com anti-virais específicos e o do resfriado é basicamente sintomático, com medicamentos analgésicos e anti-térmicos que aliviam as dores no corpo e a febre, além de hidratação oral, acompanhada de repouso.

Já as medidas para evitar o contágio são a vacinação contra a gripe (que deve ser anual, em virtude da mutação dos vírus), evitar locais fechados e com ar condicionado, manter o ambiente de trabalho e da residência o mais arejado possível e lavar sempre as mãos. Segundo especialistas, o hábito de manter as mãos sempre lavadas – com água e sabão – é fundamental para prevenir o contágio por vírus. As  mãos carregam vírus e nelas podem permanecer por um bom tempo. O hábito de lavar as mãos deve ser ensinado às crianças desde cedo, devendo ser praticado sempre após ir ao banheiro, antes de se alimentar, ao espirrar e tossir, ao chegar da rua, ao carregar algum objeto sujo e ao segurar algum animal, por exemplo. Também é recomendado se agasalhar corretamente, usar lenços descartáveis e manter distância razoável de pessoas que já estejam com a virose.

GRIPE X RESFRIADO

A gripe é uma doença das vias respiratórias causada pelo vírus influenza, que pode gerar alterações nos pulmões e se transformar em pneumonias bacterianas graves. Já os resfriados são causados por vários outros vírus (adenovírus, rinovírus, entre outros), que levam a sintomas mais brandos e focados nas vias aéreas superiores (nariz e garganta).

VÍRUS MAIS COMUNS

  • Vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por 70% das doenças respiratórias, é parecido com o vírus do resfriado, mas provoca inflamação da parede dos brônquios.
  • Adenovírus é outro vírus comum, que se manifesta com febre alta, conjuntivite e dor de garganta.
  • Vírus influenza, o da gripe comum.

Fonte: Hospital Português  Foto: Reprodução