Apesar dos nomes diferentes, os probióticos, prebióticos e simbióticos trazem grandes benefícios ao organismo. Conheça as definições:

PROBIÓTICOS: são micro-organismos vivos que estão presentes no nosso intestino (bactérias benéficas) e nos alimentos como LEITE FERMENTADO, IOGURTES, SOBREMESA À BASE DE LEITE, LEITE EM PÓ, SORVETES E ALGUNS TIPOS DE QUEIJOS. Também são comercializados na forma de cápsulas e em pó para ser diluído em líquidos.

PREBIÓTICOS: são as fibras que resistem ao processo de digestão (não são digeridas) e, como não são digeridas no intestino delgado, chegam ao intestino grosso, onde são fermentadas por bactérias benéficas e estimulam seu o aumento. Essas fibras são encontradas em diversos alimentos como VERDURAS, LEGUMES, FRUTAS, GRÃOS, CEREAIS INTEGRAIS, na forma de suplemento, ou de forma isolada ou combinadas com algum probiótico.

SIMBIÓTICOS: são alimentos que tem na sua composição a combinação de prebióticos e probióticos, que são essenciais para a saúde intestinal. Prebióticos e probióticos atuam de forma simbiótica e o seu consumo, de forma combinada, traz benefícios ao auxiliar o crescimento das bactérias benéficas no organismo. Isso resultará na PREVENÇÃO DO INTESTINO PREGUIÇOSO, SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL, INTESTINO SOLTO, DIMINUI O RISCO DE INFECÇÕES, MELHORA A GLICEMIA E COLESTEROL SANGUÍNEO.  Alguns dos mais utilizados para os seres humanos são as associações de bifidobactérias + FOS (frutoligossacarídeo), lactobacilo + lactitol e bifidobactérias + GOS (galactolidossacarídeos).

 

Fonte:Daquidali